quinta-feira, 18 de março de 2010

Coreanos terão fábrica em Araquari - PREFEITO COMEMORA

SEBRAE/SC - Notícias para MPE's

Data Inclusão: 17/03/2010
Autor: Diário Catarinense
Fonte: Diário Catarinense
Coreanos terão fábrica em Araquari
Investimento de R$ 176 milhões em fábrica de fios de elastano corresponde a 64% do PIB da cidade

Os fios de elastano são muito flexíveis, usados na produção de roupas íntimas, moda praia, trajes esportivos e jeans. E são esses fios, que começam a ser produzidos a partir do segundo semestre de 2011, em Araquari, pela coreana Hyosung, que devem dar uma "esticada" na economia de Araquari.

O conglomerado asiático investirá R$ 176 milhões na construção da fábrica. O valor corresponde 64% do PIB da cidade. Ontem foi assinado o protocolo de intenções entre o grupo e o governo do Estado. A primeira fábrica da multinacional em SC será instalada em um terreno com 225 mil metros quadrados, às margens da BR-101, no quilômetro 69.

Na primeira fase, a Hyosung catarinense terá 40 mil metros quadrados, mas as projeções são de que a unidade dobre de tamanho em um prazo ainda não estipulado. O número de postos de trabalho, inicialmente 220, também deve se multiplicar e passar de 400 empregos diretos.

Segundo o vice-presidente da empresa, Chong Kwan Kim, a unidade catarinense vai contribuir para a liderança mundial em capacidade de produção de fio elastano.

- Com a implantação desta nova planta, devemos nos tornar a maior produtora de fios de elastano na América Latina. Em Araquari, vamos desenvolver material para roupas íntimas, moda praia e trajes esportivos - anuncia o executivo.

Cidade prevê chegada de mais firmas
Com a chegada da Hyosung, Araquari espera receber novos empreendimentos. Segundo o presidente da Associação Empresarial e Agrícola (Aciaa), Jorge Laureano, a expectativa é de que o investimento atraia ainda mais empresas para a cidade.

- Araquari é carente em infraestrutura e a vinda do grupo sul-coreano é uma forma de alavancar a economia.

Uma das prioridades da entidade é realizar cursos de qualificação para suprir a falta de profissinais especializados na região.

- Queremos fazer um cadastro dos trabalhadores para saber qual é exatamente a nossa realidade.

O prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem, comemora.


- A cidade deve atender às necessidades da multinacional por sua localização estratégica. Além disso, oferecemos terras planas e baratas.

++++
Saavedra do jornal AN informou:
  • Para Araquari

    Hoje será dado um passo para a construção do complexo intermodal (aeroporto de cargas, com espaço para trem): Luiz Henrique assina em Garuva medida provisória para declarar de utilidade pública 26 milhões de m2.
  • Reservado

    A área fica em Araquari e não tem ninguém morando em cima. A SC Parcerias acha vital pelo menos reservar uma área para futuros empreendimentos. Se não fizer agora, no futuro não existirão áreas disponíveis apropriadas.

Um comentário:

  1. PREFEITO DE ARAQUARI, João Pedro Woitexem, lembrou bem:
    "A cidade deve atender às necessidades da multinacional por sua localização estratégica. Além disso, oferecemos terras planas e baratas."

    ResponderExcluir