domingo, 28 de março de 2010

Foto - Em Benedito Novo - SC - Brasil na década de 1950 -



Em Benedito Novo - SC - Brasil na década de 1950


De pé –
da esquerda para a direita: Vovó Kelermann, Vovó Maus –

à frente , de pé+ Waly Klitzke (filha do garapeiro), Vovó Beker, Wily Döege (tomando garapa), Mina Kelermann ( esposa do padeiro), Vovó Gertrudes Blosfeld Uber – atrás dela= Bruno Maus ( filho do delegado) Emma Klitzke (dona da garapeira), Dona Lala Murara –

atrás dela Euclides Longo (menino), Irmgard Hansen, Irene Slama, Beatriz Moser (de saia com alça) – atrás dela = Edgar Klitzke (filho do garapeiro), Linda (empregada de Dona Lala Murara, Ane Maus (filha do delegado – Irmã do Bruno) –
na frente, de pé = Hildegard Klitzke (irmã do Edgar), Rudolf Klitzke (dono da garapeira) de chapéu, atrás de Ane Maus. Sentados = da esq para a direita Edite Kelermann (na cadeira), Izabel Iracema Uber (de pé), Anita Longo (sentada),
Doracy Lourdes Uber( de pé, encabulada) – atrás dela = Clotilde Longo, Aldo Murara (sentado) “Pingo” atrás dele Thereza Uber, Murita Neves Uber ( sentada), Laura Longo (de pé), Cornélia Longo (sentada).

==========================
Observação:
Laércio Beckhauser conheceu diversos personagens desta foto antiga.
Clotide Longo foi madrinha de batismo, juntamente com Mario Moser,  de Laércio Beckhauser em 1949, na localidade do Rio Rosina, em Benedito Novo, consoante Lídia Campestrini Moser, esposa de Mário Moser.

Anita Longo foi professora de Laércio, no terceiro ano primário,  Laura Longo no quarto ano, no GRUPO escolar  ESCOLAR TEÓFILO NOLASCO DE ALMEIDA.
  1. Pingo, Aldo Murara é amigo de Laércio Beckhauser bem como a sua mãe, Lala Murara era amiga da família Beckhauser que morou em Benedito Novo e a Professora Jurema Fogaça Beckhauserhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuvEyMNOnu5voEnoYUF7OWdH8hhZOiSR244xI4CaRmIwbYOrFJsl5gKNUrLeFDCHCJjt_MUBg5-dRpXQ9s9EjJAFYk4oElskspCya4w8gWbBox2st58L8XwTn8QqWomfsuMc3BOZIiUBQ/s320/jurema.jpg era amiga de todas as pessoas desta foto.
  2. http://img2.orkut.com/images/milieu/1256494025/1256521585025/358336081/ep/Z1nxmcn7.jpgAgostinho e Jurema Bevkhauser
  3. Casa em Benedito Novo - SC - Brasil
  1. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpvSVJ-3059VHr2gU9_elji-2oZEbYgkFWf48JTHH5ZcoF_so2k6uB2LaAYtsFUrUFq3I9kdYo8n6gwy3M4KzXPr13E-3hQqOwwlehJOobuCDgsO3i3j9zSUa8-pt-tTQ9aDpguGkqyTw/s320/Jurema+e+Agostinho+Beckhauser+e+Maria+Vieira+,+Ema+,+Ana+Maria+e+outros+1941paint.JPGFoto em Armazém, SC, noivado de Jurema e Agostinho Beckhauser em 1941 - Em 1944, Jurema e Agostinho  fixam residência em Benedito Novo, SC e vai exercer o magistério estadual como professora.
  2. HISTÓRIA QUE A VIDA CONTA...
    Professoras e Princesas Afins!

    Duas professoras e seus filhos!

    Professora Jurema e Maria fizeram história em Armazém - SC
    e seus filhos Laércio e Adauto fazem
    A HISTÓRIA DA FAMÍLIA BECKHAUSER NO BRASIL



    Era uma vez duas amigas professoras que moravam numa pequena cidade do interior do Brasil.

    A Jurema Fogaça era amiga da Maria Vieira e ambas eram professoras.
    Casamento

    de Agostinho e Jurema Beckhauser - Armazém - 1941
    Eram jovens e sonhadoras que desejavam encontrar, em 1940, em terras catarinenses, seus príncipes encantados.

    A Jurema Fogaça , natural de Tubarão, SC, se formou na "Escola São José", de Tubarão e foi dar aula na localidade colonizada por alemães, em Armazém, SC.

    Lá, existia uma família alemã, denominada Beckhauser e o jovem Agostinho Beckhauser, com 21 anos, começou a namorar a jovem professorinha, Jurema Fogaça.

    Maria Vieira era confidente sentimental de Jurema e notou os fortes predicados amorosos nos familiares Beckhauser,s.

    Por esta data, Gabriel Beckhauser, tio de AGOSTINHO, ficou viúvo e seus olhares e interesses foram para a PROFESSORA Maria Vieira, AMIGA DA JUREMA...

    As afinidades e os laços amorosos destes entes se fortificaram.

    Jurema Fogaça e Agostinho Beckhauser namoraram e se casaram em 1941,
    e posteriormente surgiram filhos deste casal e um deles foi denominado como Laércio Beckhauser.

    Maria Vieira e Gabriel Beckhauser, namoraram e se casaram e posteriormente surgiram filhos deste casal e um deles foi denominado como Adauto Beckhauser.

    E então...
    a história dos Beckhauser,s continuou, creceu, se multiplicou e se perpetua até nos dias atuais!

    Laércio e Adauto cresceram, estudaram...
    Laércio e Adauto cresceram, estudaram, encontraram e encantaram suas princesas e se casaram, tiveram filhos e foram coletando os dados históricos e fotográficos dos Beckhauser,s por décadas...
    Assunto:

    Rudi Beckhauser no evento de lançamento do livro dos Beckhauser,s, 
em J
    Coordenaram em diversos anos, inúmeros encontros familiares dos
    Beckhauser,s & Afins.
  3. Veja o site abaixo:
  4. http://www.familiabeckhauser.com/
============================================================ Dados de Agostinho Beckhauser detalhados:

Nascimento: 17 Janeiro 1917 - Armazém - SC
Nasceu em 1917 em Armazém,
Santa Catarina Brasil (sul do Estado de SC).

Em 1941, foi morar em Benedito Novo (na época pertencia ao município de Rodeio).

Em 1961 fixou residência em Salto Weissbach, Blumenau, SC. (Idade aprox. 0-44)

Cidades onde morou:
Armazém - Benedito Novo e Blumenau (cidades de Santa Catarina).

Serviu o Exército Brasileiro, em 1939,
na cidade de Curitiba, Paraná - Brasil.

Agostinho nasceu em Armazém/ Faleceu em Blumenau

Número de Filhos

Teve cinco filhos com a primeira esposa , Jurema Fogaça, (Professora), denominados: Lorival, Liene, Laércio, Leomar Carlos e Luís Sérgio.(LaLeLiLoLu).

No segundo casamento, teve mais três filhos com a segunda esposa Bernardete Coelho (Técnica em Enfermagem), denominados:
Lincoln, Liane e Lucas.

Em vida, conheceu 11 (onze) netos que estiveram presentes ao seu sepultamento em 17 de set/2001, em Blumenau, SC.

Religião

Foi batizado na igreja católica mas gostava muito de ler as obras espíritas de Francisco Xavier.

Última residência:
Blumenau - Bairro de Salto Weisbach

Sepultamento
Blumenau - SC - Cemitério da Rua São José, Centro.

...
Veja os sites para mais dados...

www.familiabeckhauser.com
e
www.familiabeckhauser.com.br

==============================
Cachoeira Veu de Noiva - Benedito Novo
Cachoeira Veu de Noiva - Benedito Novo
HISTÓRIA DA CIDADE A origem da cidade e do nome de Benedito Novo é a mesma: um casal bem conhecido na região de Timbó e Carijós (hoje Indaial) teria enviado seu filho, Benedito, em 1876, para estabelecer-se na localidade. Em 1923 aparecem novos moradores, imigrantes italianos. Dez anos mais tarde chega um grupo de alemães e de poloneses. Entre 1934 e 1961, ano da emancipação, Benedito Novo pertenceu a Blumenau, Timbó e Rodeio.
Significado do Nome
Versão documentada:
Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner, constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” - Benedicto em latim significa “o abençoado”. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo.
No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890 esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”.

Versão popular:
Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, uma pessoa muito generosa e prestativa. Benedito era filho do velho Benedito.
O casal Benedito, residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio.
Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento à ele, nomearam o local com seu nome.
Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada.

Aniversário da Cidade
29 de Dezembro 
hspace=0 CARACTERÍSTICAS
A cidade aposta no turismo ecológico e tem em seus moradores os mais ferrenhos defensores da natureza.

Clima
Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média
25° C
hspace=0 COMO CHEGAR
A partir da BR-470, acessar a SC-418 até Pomerode e seguir pela SC-417.
Localização
Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau
Limites
Ao Norte com os municípios de Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros;
ao Sul com os municípios de Ascurra, Ibirama e Rodeio;
a Leste com os municípios de Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó e,
a Oeste com os municípios de Doutor Pedrinho e José Boiteux.

Acesso Rodoviário

BR-470, SC-418 e SC-417
Distâncias
178 km da Capital
hspace=0 TURISMO
Benedito Novo situa-se ao longo da bacia do Rio Benedito, numa região de relevo acidentado. Seus belos recantos e atrativos naturais, como cachoeiras com mais de 100m de altura, possibilitam o desenvolvimento do turismo ecológico. Ciente do tesouro que possui, a população local protege o meio ambiente. Os moradores também contribuem para a melhoria do aspecto da cidade, plantando flores em seus jardins. Merecem visita a Gruta de Santo Antônio, que tem 150m de profundidade, e diversas quedas dágua: o Salto Ribeirão Zinco, 72m de altura; o Salto Ribeirão Liberdade, 65m de altura; o Salto Ribeirão Tigre, 35m de altura, ladeado pela Capela de Santo Estanislau, encravada na montanha; o Salto Ribeirão do Couro, 35m de altura, na Barra São João, que tem também uma antiga Igreja. No Rio Santa Maria, maior afluente do Rio Benedito, situado num vale de características européias, encontra-se o Salto Santa Maria, circundado por vegetação típica das montanhas. A cidade possui ainda a reserva biológica Sassafrás, na Serra São João.
Principais Pontos Turísticos Igreja do Ribeirão da Liberdade
Construída em estilo enxaimel, esta igreja evangélica tem mais de 70 anos e localiza-se no Ribeirão da Liberdade.
Canoagem
Com rios bastante acidentados, Benedito Novo sedia vários campeonatos de canoagem.
Gruta de Santo Antônio
Localizada na Linha Santa Maria, possui 150 m de profundidade.
Serra São João
A serra de São João tem 900 metros de altura e abriga a Re-serva Biológica Sassafrás.
Quedas Dágua
As quedas d’água localizadas no município podem chegar até 70 metros de altura. São elas:
Salto Ribei-rão Zinco, Salto Alto Ribeirão Liberda-de, Salto Ribeirão Tigre, Salto Ribeirão do Couro, Salto Barra de São João e o Salto Santa Maria.

Serra São João

A serra de São João tem 900 metros de altura e abriga a Re-serva Biológica Sassafrás.

Capela de Santo Estanislau
Localizada a 3 Km do centro, fica encravada em uma montanha. 

Igreja do Ribeirão da Liberdade

Construída em estilo enxaimel, esta igreja evangélica tem mais de 70 anos e localiza-se no Ribeirão da Liberdade.

hspace=0 EVENTOS
 Agosto
- Festa da Paróquia São Roque e Campeonato Nacional de Canoagem.
 Novembro
- Festa das Tradições - Evidenciando as tradições do município, nesta festa encontra-se muita música, dança e gastronomia típica. O maior destaque musical fica por conta do Coral Italiano Poveretti ma Alegrettí.



hspace=0 Informações Úteis Prefeitura Municipal de Benedito Novo.
hspace=0 beneditonovo@beneditonovo.sc.gov.br
hspace=0 (47) 3385-0487



Publicado por Beckhauser em 28/03/2010 às 20h00
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (www.laerciobeckhauser.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.