quinta-feira, 18 de março de 2010

Complexo intermodal (aeroporto de cargas) em Araquari. Primeiro passo.



  Prefeitura - Prefeito - João Pedro Woitexem

   Rua Coronel Almeida,
   Cep: 89245-000 -
   Araquari - SC
   Fone: (47) 3447-7777
araquari@terra.com.br







  •  Saavedra do jornal AN escreveu:

     

    Para Araquari

    Hoje será dado um passo para a construção do complexo intermodal (aeroporto de cargas, com espaço para trem): Luiz Henrique assina em Garuva medida provisória para declarar de utilidade pública 26 milhões de m2.







  • Reservado

    A área fica em Araquari e não tem ninguém morando em cima. A SC Parcerias acha vital pelo menos reservar uma área para futuros empreendimentos. Se não fizer agora, no futuro não existirão áreas disponíveis apropriadas.

    Fonte:
    http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2841815.xml&template=4191.dwt&edition=14321&section=941


    ===============================================================







    28 Outubro 2009

    ...,Se Joinville tem problema, Araquari a solução!

    JOV Edição 705

    João Cândido,ex- presidente da ACIAA, defende a construção de aeroporto para atender demanda de toda a região

    Se o aeroporto de Joinville tem problemas geográficos e ambientais para a ampliação, a vizinha Araquari oferece área de no mínimo vinte e sete milhões de metros quadrados. A área de 4,5 Km de largura possibilita construir quatro pistas uma ao lado da outra. Os 6 Km de comprimento também permitem fazer duas pistas uma na frente da outra, diz o presidente da Associação Empresarial e Agrícola de Araquari (ACIAA). “Não queremos competir com ninguém. O que de fato estamos fazendo é garantir para toda a região Norte do Estado de Santa Catarina a possibilidade de, no futuro, termos um Aeroporto capaz de atender a demanda de toda a região.

  • Matéria publicada no Jornal O Vizinho
    de Joinville. 
  • ....................





  • História de Araquari

    Araquari teve seu inicio a partir de 1540, quando o navegador espanhol Álvaro Nunes Cabeza de Vaca se estabeleceu onde atualmente se encontra Barra Velha, e motivou a exploração da região norte, no qual era ocupada por índios.

    Para realização da exploração do lugar formou-se uma expedição composta por 250 homens, 40 cavalos, alguns escravos e índios catequizados pelos jesuítas.

    Após 30 dias passados, a expedição de Cabeza de Vaca chegou onde atualmente se encontra o município de Araquari, no entanto, no primeiro momento nomearam o lugar de Paranaguá Mirim e posteriormente de Paraty.

    Apesar de essa expedição ter chegado a Araquari, essa veio a ser povoada somente em 1848, momento em que ancorou uma caravela portuguesa em Paraty liderada pelo comandante Manoel Vieira, que criou no local uma pequena colônia.

    Pouco tempo depois outro pioneiro chegou à região Joaquim da Rocha Coutinho, dessa forma os dois fundadores citados são considerados responsáveis pela implantação da freguesia de Senhor Bom Jesus do Paraty que integrava uma parcela do município de São Francisco do Sul.

    O processo de emancipação política ocorreu no dia 05 de abril de 1876, no entanto, o nome atual de Araquari se tornou definitivo somente em 1943.
    Araquari - Santa Catarina 
    DADOS OFICIAIS
    Data de criação: 05/04/1876
    Habitantes: 21.278
    Eleitores: 10.254
    Distância de Florianópolis: 128 km





    Aspectos Culturais

    O município de Araquari foi colonizado basicamente por imigrantes açorianos, que chegaram no litoral catarinense entre os anos 1748 a 1756, e desde então, a cultura açoriana enraizou-se e caminhou de mãos dadas com as mais diversas culturas, como no caso a indígena e a africana, ambas importantes nesta região criando assim, um mosaico cultural e religioso.
    A cultura popular de base açoriana registra valores originais, em que traços da cultura de origem africana se funde à religiosidade açoriana para produzir o belíssimo e original grupo folclórico de Cacumbi (Ticumbi), expressão maior do folclore na comunidade de Itapocu. Outras manifestações folclóricas são realizadas no município a cada ano em observância ao calendário cultural da cultura de base açoriana do litoral catarinense. Na época que vai do Natal ao início da quaresma organizam-se, ainda hoje, grupos de reisados (terno de reis), boi-de-mamão, interrompidas pela Quaresma, estas manifestações retornam nos meses de junho/julho, através das festas juninas, quando se apresentam tabém grupos de danças da quadrilha, casamento na roça, pau-de-fita, ratoeira, etc.
    As principais manifestações culturais expressas em festas comunitárias de araquari:






    Data
    Título da Festa Localidade Responsável
    17/01 São Sebastião Corveta igreja
    17/01 São Sebastião Morro Grande igreja
    01 à 11/04 Aniversário do Município Centro e Bairros Prefeitura
    05 à 11/04 Do Maracujá Sede do Município Prefeitura
    Maio Espirito Santo Sede do Município igreja
    Junho São Luiz Gonzaga Porto Grande igreja
    Junho Sagrado Coração de Jesus Itapocú igreja
    28/07 à 06/08 Bom Jesus de Araquari Sede igreja
    Setembro N. Senhora Das Graças Rainha igreja
    Setembro São Miguel Guamiranga igreja
    Junho N. Senhora das dores Morro do Jacú igreja
    Junho N. Senhora do Rosário Sede igreja
    28/07 à 06/08 N. Senhora Aparecida Ponto Alto igreja
    Dezembro Sagrada Familia Barra do Itapocú igreja
    Dezembro Nossa Senhora do Rosário Catumbi Itapocú igreja
    Fonte: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Prefeitura Municipal de Araquari.

    Atividades Turísticas

    Turismo natural: Na localidade do Guamiranga, além de você encontrar um vasto campo cultivado (arroz, banana, e outros), encontrará também a pomte de cordas sobre o rio Itapocu e o conhecido salto d'agua do Guamiranga, um lugar propicio para quem procura beleza natural.
    Construções de valor histórico: Existem algumas ruínas próximo ao rio Parati, que acredita-se Pertencer ao período colonial, a arquitetura do lugar é muito peculiar as deixadas por imigrantes açorianos e seu contato com os índios. Ainda encontra-se engenhos de farinha que produzem de forma artesanal, desde a farinha ao biju.
    Cultura e religião: Como principal evento religioso e cultural destaca-se a festa do Senhor Bom Jesus de Araquari, a terceira maior festa religiosa do estado, realizada sempre em agosto, tendo ainda as devidas novenas que a antecedem, é uma demostraçãodos hábitos religiosos de todo município. A festa do maracujá acontece de dois em dois anos no mês de abril, e junta os agricultores á culinária do maracujá, além de ser um encontro cultural demonstra um dos principais cultivas desta cidade. Um dos grupos afro-brasileiro de maior respeito no sul do brasil, existe a mais de oitenta anos no distrito de itapocu e mantém suas tradições religiosas (culturais) com a festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, que acontece no mês de dezembro no Itapocu .Como sabe-se Araquari apesar de ter influencias africanas também tem influencias luso açorianas que moldou este mosáico cultural, onde ainda encontramos comunidades que mantém tradições como a do Boi de Mamão, a Chama Rita, dança de São Gonçalo, pão por Deus e uma vasta culinária que vai desde a tainha escalada ao biju de tapioca.





    Memorial Do Descobrimento - Brasil 1500

    Em uma superficie de 56.000 m², entre várias árvores nativas, á sombra de diversos paus-brasis, na beira de uma magnifica lagoa a poucos metros de distância de uma das maiores artérias viárias deste país, a BR-101, nasceu, por vontade dos irmãos Molon do Grupo Sinuelo e projetos do arquiteto Franco Imbrianti, no KM 71 em Araquari-sc, um importante parque temático chamado Memorial do Descobrimento.
    Este parque é composto por uam réplica fiel de uma Nau da frota de Pedro Álvares Cabral, exatamente da "Espera" do Capitão Nicolau Coelho com seus 30 (trinta) metros de comprimento, mais de 8 (oito) metros de boca (largura), os 27 (vinte e sete) metros do mastro e suas 100 (cem) toneladas de ipê champanha, em estado normal de navegação a qual é visitável, como também uma ilha onde foi reconstruída uma aldeia indígena e outra ilha chamada pau-brasil, onde os visitantes poderão admirar estas árvores que foram por muitos anos o brasão comercial do nosso país.
    As visitas serão monitoradas. Haverá para os visitantes, a possibilidade de assistir a uma palestra sobre a história do descobrimento, a organização da frota, a vida nas naus, etc. A seguir uma sessão de perguntas durante a visitação. O parque quer mostrar o sistema de vida dos portugueses que chegaram aqui nos navios, além da natureza tão pródiga desse nosso país.





    Porque "Espera"

    "Espera" era o nome da "Nau" do Capitão Nicolau Coelho, considerado um dos maiores navegadores portugueses de todos os tempos, que fazia parte da primeira divisão da Esquadra de Pedro Álvares Cabral, que chegou em terra Brasilis no ano de 1500.
    Ao contrário de seus companheiros de comando, Coelho fora alçado ao cargo não por sua "boa linhagem" , mas por sua excelência no mar. Em 1497, como capitão da nau Bérrio, fora um dos descobridores da índia, em companhia de Vasco da Gama. A ele coube dar a bowa nova ao Rei Dom Manuel. Graças á façanha, Nicolau Coelho foi feito Cavalheiro em 24 de fevereiro de 1500 (apenas três semanas antes do desembarque que levou à descoberta ddo nosso país), ganhando cinqüenta mil ducados de prensão vitalícia e o direito de possuir um brasão.
    "Espera" então se tornou pela "gente de mar" sinôniomo de valentia e garra. Além disso, o Capitão Nicolau Coelho foi o primeiro português a pizar em solo brasileiro.







    Câmara Municipal de Araquari - 2009
    Rua Antonio Carlos Sprotte, 125 - Araquari - SC - 89245-000 - Fone (47) 3447 1110 





    Vereadores da legislatura - 2009/2012

     
    ====





    Prefeitos:
    Gest�o:
    1� Francisco Jos� Dias de Almeida (ver foto) 1887 a 1891 - 1902 a 1906 - 1930 a 1930
    2� Jo�o Pereira de Costa Lima (ver foto) 1892 a 1896 - 1913 a 1916
    3� Gerv�sio Thomaz Aquino (ver foto) 1907 a 1913
    4� Fabr�cio Ant�nio Moreira (ver foto) 1897 a 1901 - 1916 a 1919
    5� Cyro Moreira (ver foto) 1919 a 1920
    6� Calixto Pereira (ver foto) 1926 a 1930
    7� Joaquim Sales (ver foto) 1931 a 1934
    8� Ant�nio Silva (ver foto) 1934 a 1935
    9� Francisco Matos Neves (ver foto) 1935 a 1936
    10� Eduardo Sprotte (ver foto) 1936 a 1940
    11� Itamar Bertino Cordeiro (ver foto) 1941 a 1945 - 1956 a 1947 - 1951 a 1956
    12� Higino Aguiar (ver foto) 1961 a 1965
    13� Antenor Aprotte (ver foto) 1945 a 1946 - 1956 a 1961
    14� Bento C�ndido de Fran�a (ver foto) 13/08 a 23/11 de 1965
    15� Joaquim Felix Moreira (ver foto) 1965 a 1969
    16� Ab�lio de Almeida (ver foto) 1969 a 1972
    17� Aci Ferreira de Oliveira (ver foto) 1972 a 1976 - 09/10/1987 a 31/12/1988
    18� Miguel Tito Rosa (ver foto) 1977 a 1982 - 1989 a 1992
    19� Heins Krelling (ver foto) 23/03/1988 a 31/12/1988
    20� Aci Ferreira de Oliveira (ver foto) 01/01/1993 a 31/12/1996
    21� Francisco Airton Garcia (ver foto) 1997 a 2000 - 2001 a 2004- 205 a 2008
            22    João Pedro Woitexen                                   2009 a 2012  

    Prefeito de Araquari - 2009 a 2012






    ARAQUARI


    Araquari - Rio de ref�gio dos pass�ros
    Data de emancipa��o - 05 de abril de 1.876
    Localiza��o - Nordeste de Santa Catarina
    Micro-Regi�o - Joinville
    Associa��o Filiada - AMUNESC
    �rea Geogr�fica - 377,6km�
    Popula��o - 21.111 habitantes (Fonte:IBGE 01/09/2005).




    Administra��o Municipal


    Secretaria da Saude – Carmem Maria Moura Mira
    Secretaria Administração e finanças - Adelson Westrupp
    Secretaria de agricultura e Pesca – Djalma José da Conceição
    Secretaria Desenvolvimento Econômico – Graciliano David Cardoso
    Secretaria assistência promoção Social e da família – Gilmar Senes
    Secretaria Educação Cultura e desporto Rose Cleia Farias Vigolo
    Secretaria Obras e Serviço Publico – Antonio Cezar Vieira
    Secretaria de Planejamento – Elvira Peierre da Silva
    Secretaria Fundema Antonio Acir de Almeida
    D. Arrecadação e Tributação José Alberto Jasper
    Sub Prefeito do Itapocu Clenilton Carlos Pereira
    Sub Prefeito do Itinga Mario Paulini



    C�mara de Vereadores



    Vereadores

    Marcos da maia - Vicente Presidente
    Cristiano Bertelli
    José lir Medeiros Cardoso
    Altair Aparecido Thobias
    Marcio Correa
    Silvio Umbelino
    Marlene Simon da Silva
    Hedi Sinsen
    Fabiano Floriani Garcia



  •   Prefeitura

       Rua Coronel Almeida,
       Cep: 89245-000 -
       Araquari - SC
       Fone: (47) 3447-7777
    araquari@terra.com.br
     

2 comentários:

  1. Reservado
    A área fica em Araquari e não tem ninguém morando em cima. A SC Parcerias acha vital pelo menos reservar uma área para futuros empreendimentos. Se não fizer agora, no futuro não existirão áreas disponíveis apropriadas.

    ...
    Pensando no futuro...
    Parabéns ao governo estadual.

    ResponderExcluir
  2. As autoridades políticas e empresariais de Araquari estão alinhadas e objetivam o progresso e desenvolvimento integral do município.

    ResponderExcluir