segunda-feira, 19 de abril de 2010

O jovem rico e velho sábio...

O jovem rico e velho sábio...
 
Numa pequena aldeia um sábio dava conselhos assertivos e gratuitos.
Só havia uma cobrança.
Após três anos, a pessoa deveria voltar até a aldeia, na casa do sábio e dar para ele uma prova real que o seu conselho foi útil, verdadeiro e real.
O sábio conselheiro exigia somente uma prova real do ensinamento que tinha dado ao aconselhado.  Poderia ser um objeto ou algo que realmente comprovasse a utilidade das palavras ditas anteriormente, na primeira visita.
O sábio tinha por hábito não dar, a ninguém um segundo conselho.
Certa ocasião, numa manhã chuvosa, se aproximou da casa do sábio um jovem que tinha completado 18 anos no dia anterior de sua visita.
Temeroso, o jovem  quase desistiu de falar ao avistar o sábio, sentado numa cadeira de madeira, na varanda de sua casa, próximo ao jardim repleto de flores.
Era a primavera e muitas borboletas procuravam o néctar das flores num movimento intenso nas diversas flores do imenso jardim da casa do sábio.
O sábio, já idoso notou a timidez do jovem e perguntou:
Quais seriam os teus desejos, meu caro jovem?

Ele pausadamente respondeu:
Meus pais sofreram um acidente, sou filho único e herdei uma considerável fortuna.
Gostaria que o senhor, em sua sabedoria me desse uma precisa orientacão sobre quais as três coisas que eu mais devo fazer em minha vida, pois sou novo e gostaria de viver em plena felicidade,  sem muitas preocupações e penúrias físicas e emocionais.
-Caro Jovem, falou com firmeza o sábio, busque a partir deste momento o AMOR, A ALEGRIA E A ESPERANÇA.
- Mas onde irei buscar estas três coisas, em que lugar elas se encontram?
- Volte para sua casa, administre os seus bens e após três anos, volte ate aqui e traga uma prova real que voce seguiu estes ensinamentos.
Se você seguir estes ensinamentos, será feliz para sempre.O jovem, se despediu e mansamente saiu da aldeia e voltou para administrar todos  os  bens que tinha direito em sua rica heranca.
Apos três anos,  volta até a aldeia, com barba,  acompanhado de  três mulheres e vai falar com o sábio no mesmo local do primeiro encontro.
Olhando firmemente para o sábio ele falou sem hesitar:
O senhor me pediu para trazer uma prova real dos ensinamentos que me orientou e elas estão aqui me acompanhando, pois  estas três pessoas  se chamam Amor, Alegria e Esperança.
Esta primeira é a minha avó, é um
AMOR de pessoa e faz o papel de minha mãe  falecida, e  me dá  todos seus carinhos e conselhos.
Esta segunda é a Alegria da minha vida,  é minha madrinha de batismo,  foi professora primária , me ensinou a ler e escrever e é  minha  amiga da minha falecida mãe e da minha avó.
A terceira é a
ESPERANÇA, minha jovem noiva  e companheira de minha futura vida conjugal e quero convidá-lo para meu casamento que será realizado no mês que vem.
O velho sábio  sorriu e foi testemunha do casamento deste jovem e precoce sábio.


By
www.laerciobeckhauser.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário