quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aeroporto de Araquari -

Economia | 28/04/2010 | 11h19min

Jornal A Notícia de Joinville

SC Parcerias apresenta projeto à Assembleia Legislativa para construir aeroporto em Araquari

Próxima reunião para decidir futuro do projeto ocorre dia 6 de maio


A primeira chance que a SC Parcerias, braço de investimentos do governo estadual, terá para convencer os deputados estaduais da necessidade do Complexo Intermodal Catarinense, que inclui um aeroporto em Araquari, aconteceu nessa quarta-feira. Às 10 horas, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, ocorreu a primeira das duas audiências públicas para a definição do futuro do projeto. A próxima será dia 6 de maio, em Araquari.

O objetivo de Ricardo Stoedick, diretor técnico da SC Parcerias e que defende o projeto é de que ele seja aprovado o mais rápido possível, pois a SC Parcerias conta com R$ 12 milhões para serem investidos neste ano. A data para o início das obras ainda não está prevista. A previsão mais otimista é de que o aeroporto entre em operação em 2015.

— Os valores são suficientes para o que planejamos para 2010 e serão usados para iniciar as desapropriações, para elaboração de um projeto e de levantamentos de fauna, flora, arqueologia e geologia da região —, diz Ricardo.

Mesmo sendo defensor do aeroporto de Araquari, Ricardo ressalta que os investimentos em Araquari não devem servir de desculpas para a falta de recursos para a ampliação e compra de equipamentos para o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.

— Sabemos da necessidade do ILS - o equipamento que facilita os pousos em dias de tempo ruim - por exemplo, e vemos como fundamental a continuidade nos investindo no terminal de Joinville —, defende.

Depois de dois meses em que o aeroporto teve queda no movimento, em março o número de passageiros cresceu 38% em relação ao mesmo mês de 2009.

O aumento no movimento coincide com o início das operações da Trip na cidade. No primeiro trimestre, passaram 62 mil pessoas pelo terminal, quase 13% a mais do que no mesmo período de 2009.


==================================
28 de abril de 2010. | N° 748AlertaVoltar para a edição de hoje

INFRAESTRUTURA

Primeiro passo para decolar

SC Parcerias apresenta projeto à Assembleia Legislativa para a construção de aeroporto em Araquari

A primeira chance que a SC Parcerias, braço de investimentos do governo estadual, terá para convencer os deputados estaduais da necessidade do Complexo Intermodal Catarinense, que inclui um aeroporto em Araquari, é hoje. Às 10 horas, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, acontece a primeira das duas audiências públicas para a definição do futuro do projeto. A próxima será dia 6 de maio, em Araquari.

A conversa foi marcada após um entendimento entre deputados estaduais de que a obra, que tem como objetivo construir, além do aeroporto, um condomínio industrial na BR 101, nos fundo do Posto Sinuelo, ainda gera muitas dúvidas. O encontro é essencial para que a SC Parcerias convença os parlamentares da necessidade de aprovar o Projeto de Lei 0064/10, que permite a desapropriação da área (veja mapa) e a implantação da estrutura.

“Deputados das regiões Sul e Oeste, principalmente, demonstraram preocupação ao saber do projeto. Nosso objetivo é demonstrar que o governo do Estado será o menor investidor e de que a escolha pela região Norte foi estratégica, graças a localização entre as capitais de SC e do PR. Vamos apresentar todos os detalhes e solucionar qualquer questionamento”, afirma o o diretor técnico da SC Parcerias ,Ricardo Stodieck.

O objetivo do defensor do complexo é de que o projeto seja aprovado o mais rápido possível, pois a SC Parcerias conta com R$ 12 milhões para serem investidos neste ano. A data para o início das obras ainda não está prevista. A previsão mais otimista é de que o aeroporto entre em operação em 2015.

“Os valores são suficientes para o que planejamos para 2010 e serão usados para iniciar as desapropriações, para elaboração de um projeto e de levantamentos de fauna, flora, arqueologia e geologia da região”, diz Ricardo.

Um comentário:

  1. A primeira chance que a SC Parcerias, braço de investimentos do governo estadual, terá para convencer os deputados estaduais da necessidade do Complexo Intermodal Catarinense, que inclui um aeroporto em Araquari, aconteceu nessa quarta-feira. Às 10 horas, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, ocorreu a primeira das duas audiências públicas para a definição do futuro do projeto. A próxima será dia 6 de maio, em Araquari.

    ResponderExcluir